Buscar

Vishnu, o Deus Protetor do Universo

Recapitulando a respeito das três divindades supremas do hinduísmo. Essa trindade de Deuses é formada por Brahma, Vishnu e Shiva. Nos Vedas (as escrituras sagradas associadas à cultura e filosofia hindu ou védica) o criador do Universo, Jagadisvara, é visto possuindo ambas as formas masculina e feminina. Sendo a essência para a criação, o aspecto masculino, e a matéria para a criação, o aspecto feminino. Assim Deus é criador, mantenedor e transformador (destruidor), ou seja, Brahma, Vishnu e Shiva respectivamente, e tem como base e suporte, suas companheiras: Sarasvati, Lakshmi e Parvati.


Vishnu, uma das três deidades supremas do hinduísmo é conhecido como Deus da manutenção, da proteção e da sustentação. Embora suas qualidades sejam incontáveis, as principais são:

Jnana (Omnisciência); é consciente de todos os seres;

Aishvarya (Soberania), é autoridade suprema;

Shakti (Energia), é capaz de fazer do possível o impossível;

Bala (Força), é capaz de suportar qualquer coisa apesar de fadiga ou cansaço;

Virya (Vigor), é capaz de manter a imaterialidade;

Tejas (Esplendor), é autossuficiente.


Quando o mundo está sob a ameaça de alguma força do mal, é Vishnu quem surge, sob a forma de um de seus avatares (encarnações), para protegê-lo. Vishnu é reconhecido por sua cor azul escura e por seus quatro braços, que sugerem que ele pode alcançar os quatro cantos do universo. Tradicionalmente, ele porta quatro objetos: Dudarshana chákra (disco), Gada (maçã), flor de lótus e Shanka (búzio). Nas imagens, Vishnu aparece reclinado sobre Shesha, a naja que possui de 5 a 1.000 cabeças. Ela o protege sempre com os capelos abertos. Conta-se também que o deus Brahma, criador do universo, teria nascido de uma flor de lótus surgida do umbigo de Vishnu. Já sua companheira, Lakshmi, é a deusa da beleza, do amor e da prosperidade – principal símbolo da potência feminina no hinduísmo.

Os devotos de Vishnu são chamados de Vaisnavas e cultuam o Deus sem esperar nada em troca. É o tipo de pessoa que tem devoção pura. São hindus mais religiosos. Na Índia, Vishnu é muito popular, especialmente sob duas formas: a de Krishna e de Rama, que são seus dois principais avatares. O templo mais famoso dedicado a Vishnu localiza-se em Trivandrum, no sul do continente indiano. A deidade de Vishnu ali presente chama-se Padmanabha.


As quatro mãos de Vishnu simbolizam além das quatro direções do espaço, os quatro estágios da vida (quatro ashrams):

1) A busca do conhecimento (Brahamacharya) 2) A vida familiar (Grihastha) 3) O retiro na floresta (Vana-Prastha) 4) A renunciação (Sannyasa)


As quatro mãos de Vishnu também representam as atividades primordiais que uma entidade, desfrutando da existência mundana deve se empenhar em alcançar (Purusharthas):

1) Deveres e virtudes (Dharma) 2) Bens materiais, riqueza e sucesso (Artha) 3) Prazer, sexualidade e curtição (Kama) 4) Libertação (Moksha)


Veja abaixo os seus atributos principais.



Agora que você já conhece as principais particularidades de Vishnu e seus poderes de manutenção, proteção e sustentação do todo, veja no próximo post a respeito da divindade que completa a Trimúrti, Shiva, o Deus da Destruição.


Namastê!

INSTITUCIONAL

SUPORTE

CONTATO

taiart@taiart.com.br

(51) 3311 5410

(48) 3254 4034

FORMAS DE PAGAMENTO

Show More
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook

TAIART COMERCIO VAREJISTAS DE ARTIGOS DE ARTES LTDA 

CNPJ: 21.443.683/0001-21

RUA PREFEITO JOÃO ORESTES DE ARAUJO , 246 ( sala 5, 6 e 7)  | Garopaba (SC) e Porto Alegre (RS)

© 2020 por equipe Taiart