Buscar

Palo Santo: a Madeira Sagrada

Atualizado: 29 de Mar de 2019

O Palo Santo é uma madeira cultuada pelos antigos povos da Cordilheira dos Andes e pelos Incas. Considerada mágica, esta madeira sagrada age como uma Fênix: deve esperar sua morte e passar pelo processo de renascimento, através da ação do tempo, das variantes do meio ambiente e sem a intervenção humana. As propriedades espirituais vêm durante a morte da árvore Bursera Graveolens, e cada árvore vive por até 90 anos. A resina aromática somente poderá ser extraída dos troncos após sua morte natural (tombamento) e a mesma deve permanecer no mesmo local por um período que varia de 4 a 10 anos curando ao tempo e no mesmo local para se transformar no verdadeiro Palo Santo. Ou seja, é durante este tempo, quando a árvore viva se transforma, que o Palo Santo ganha suas propriedades sagradas.


O aroma do Palo Santo, surpreendentemente doce e macio, é realmente bastante único. Tão único que é difícil de acreditar que você está queimando madeira ao senti-lo. Para quem não conhece, o Palo Santo parece apenas um simples pedaço de madeira aromática, que costuma ser usado como incenso. No entanto, ele vai muito além disso. Feito de forma 100% natural, não agride a natureza e funciona de diversas formas. Desde a época dos povos da Cordilheira dos Andes e Incas, a queima dessa madeira já era considerada extremamente benéfica tanto para o corpo, como para a mente e também para os ambientes. Ele possui um poder equilibrador, atrai bons fluídos, previne doenças com suas características de limpeza espiritual e corporal, e diminuindo também as tensões do dia-a-dia. Dessa forma, o Palo Santo pode ser utilizado para limpeza do ambiente ou também para purificação pessoal. Por exemplo, quando estamos nos sentindo estressados e buscando por um pouco de leveza no dia a dia, mesmo que por alguns instantes.


Alguns de seus benefícios são:


- Limpeza energética do ambiente, expulsando energias negativas e intrusas.


- Controla as enfermidades atuais causadas pelo estresse, trazendo paz e harmonia (isso por conta de suas propriedades de limpeza física e espiritual).


- Seu aroma ajuda a aprofundar os momentos espirituais de Meditação e contemplação, além de relaxar a mente e induzir a uma sensação de abandono do que não serve mais. Com isso, transporta para uma atmosfera única de paz e tranquilidade.


- É afrodisíaco. Como ajuda a melhorar a qualidade espiritual do relacionamento, pode ser usado no quarto do casal para trazer mais momentos íntimos, amorosos e felizes.


- Conecta as pessoas com o amor humano, aumentando a capacidade de dar e receber.


- Alivia o estresse. Elimina conflitos domésticos.


- O aroma da madeira serve como um repelente de mosquito 100% natural, ideal para quartos de crianças.


- É antidepressivo, diurético, depurativo (purifica o organismo), antirreumático, antisséptico, antifúngico, entre outros.

O Palo Santo é composto, na maior parte, por três substâncias: limoneno, terpineol e menthofuran: O Limoneno está presente em quase 63% da madeira e do óleo essencial, sendo responsável por características como criatividade e combate à ansiedade. Serve também para purificar o ambiente. Estudos também apontam que o limoneno tem propriedade anticancerígena. O Terpineol é bactericida, fungicida e tônico, transmite o equilíbrio e aumenta a imunidade da pessoa. E o Menthofuran é antiviral e anticongestionante, incentiva também uma maior reflexividade para quem o usa.


Para usar, acenda sempre apenas um lado da madeira até que se forme uma chama. Quando formar a brasa, deixe apenas a brasa: balance levemente a haste de madeira, ou a assopre, e deixe a fumaça fluir, apagando a chama. Mantenha janelas abertas para que a fumaça possa fluir para fora e levar consigo as energias de baixa vibração. Nossa dica é, além de passar ele pela casa, passar também nos cantos, que é onde mais se fixam pensamentos negativos e energias pesadas.


Tanto para o Palo Santo, como para toda e qualquer prática que fazemos, o peso real do que se faz está na intenção de fazê-la. Foque suas intenções no que quer limpar e energizar e sinta o poder desta madeira sagrada.

Namastê!