Buscar

Os Chákras e o Caminho do Autoconhecimento

Chákra vem do sânscrito, antigo dialeto norte-indiano, que significa “roda”. Dessa forma, os chákras são rodas de energia espalhados pelo nosso corpo, com a função de manter equilíbrio entre nossos anseios, pensamentos, emoções, saúde, vitalidade e espiritualidade.

Contabiliza-se em sete serem considerados os principais chákras, e esses se localizam numa linha reta, que vai da base da coluna vertebral até o alto da cabeça. São eles: Básico, Sacral, Plexo Solar, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário.

Todos os chakras são representados por Flores de Lótus e quanto mais pétalas acumulam, mais vitais são. Cada chákra possui uma frequência vibratória diferente, e, por isso, eles também possuem uma cor específica. Cada um está ligado a um aspecto da vida humana e espiritual do indivíduo. Através do chákras, pode-se perceber como está a saúde do corpo, mente e espírito, e eles são o combustível para toda e qualquer tarefa que se execute.



É comum eles não estarem sempre sintonizados na sua frequência ideal, ou seja, estarem em desequilíbrio, porque, com o acúmulo de “toxinas” do dia a dia (trânsito, situações caóticas, pensamentos negativos, e todo contato com o que é de baixa vibração), é muito comum os chákras se desequilibrarem. Eles podem sair de sua frequência normal e passam a girar mais lentamente. Assim, o fluxo de energia diminui e com isso vem as doenças e os sentimentos, emoções e pensamentos negativos - cansaço, raiva, medo, tristeza, solidão, ansiedade, depressão, entre diversos outros.


Vamos entender um pouco sobre os aspectos fundamentais de cada um, suas funcionalidades e ao quê estão conectados.


1) Chákra Básico, ou Muladhara Chakra


Cor: Vermelho

Mantra: LAM

Elemento: Terra

Representado por uma Flor de Lótus de 4 pétalas.

Situa-se na base da coluna vertebral.


Está relacionado com a vontade de sobreviver (necessidades básicas da sobrevivência), a relação com o próprio corpo e com a terra. Este chákra liga-se com a segurança física (de manter-se em segurança, seja dentro de casa, na rua). Ele se relaciona com as glândulas supra-renais que segregam a adrenalina. Fisicamente, rege as pernas, os pés, os ossos e o intestino grosso.

Quando em equilíbrio a pessoa possui um senso prático da vida, pés no chão (uma vez que o seu elemento é terra), ideias bem definidas. Quando em desequilíbrio, normalmente, a pessoa tem dificuldade em deixar os sentimentos fluírem, em ser espontâneo, flexível. Acaba tendo características voltadas para um universo de ceticismo, ganância, rigidez, ansiedade e, até, desânimo.

Para harmonizar este chákra, você pode aderir em sua dieta alimentos vermelhos e saudáveis (frutas vermelhas, por exemplo), usar com você e também fazer meditações com um cristal de hematita, e ter em sua casa peças com a cor vermelha, que te tragam sensação de paz e equilíbrio. Assim como também pode procurar por terapias alternativas, tais como Reiki, Theta Healing, Terapias Holísticas, Yoga, Cones Hindus, entre diversos outros.


2) Chákra Sacral, ou Svadhisthana Chakra


Cor: Laranja

Mantra: VAM

Elemento: Água

Representado por uma Flor de Lótus de 6 pétalas.

Situa-se a, aproximadamente, 3 dedos abaixo do umbigo.


Sua energia está relacionada com as necessidades básicas associadas à criatividade, confiança, auto-estima, sexualidade, prazer físico e alegria. A capacidade de dissipar antigas emoções é também desenvolvida por meio deste chákra, se expressa no plano físico pela ação eliminadora dos rins e da bexiga. Fisicamente, rege os rins, sistema reprodutor, sistema circulatório e bexiga.

Quando em equilíbrio, o indivíduo possui características de auto-confiança (não por um ego superestimado, e sim por estar em segurança de quem é), criatividade desenvolvida e sexualidade em equilíbrio saudável. Quando em desequilíbrio a pessoa pode apresentar desânimo, falta de objetivo e prazer na vida, dificuldades sexuais, características de submissão, problemas com vícios, sentimento de solidão e desequilíbrio emocional.

Para harmonizar este chákra, você pode introduzir mais o consumo de laranjas na sua alimentação (de preferência orgânicas), usar roupas e peças de cor laranja, utilizar um cristal de cornalina. E ter em sua casa objetos com esta cor, que te tragam sensação de paz e equilíbrio. Assim como também pode procurar por terapias alternativas, tais como Reiki, Theta Healing, Terapias Holísticas, Yoga, Cones Hindus, entre diversos outros.


3) Chákra do Plexo Solar, ou Manipura Chakra


Cor: Amarelo

Mantra: RAM

Elemento: Fogo

Representado por uma Flor de Lótus de 10 pétalas.

Situa-se ligeiramente acima do umbigo.


Por esse chákra fluem as energias emocionais, ele reúne informações, sentimentos e percepções e depois espalha pelo corpo inteiro. Podemos enxergar o chákra Manipura como o sol do nosso corpo: ele recolhe e irradia energia regulando o fluxo energético por todo corpo físico. Está associado a força de vontade, autoconfiança, instinto de sobrevivência, determinação e capacidade para aprender. Fisicamente, rege o sistema digestivo, fígado, baço, estômago e intestino delgado. O plexo solar controla a região das vísceras, e não é à toa que todas as emoções densas e viscerais (como paixão e desejo) se acumulam nessa região. É um dos chákras mais suscetíveis à nossa rotina.

Quando em equilíbrio, neutraliza os medos, energiza o poder próprio e aumenta a intuição. Ele dá a sensação de poder de realização muito grande, é o chákra que incentiva a agir. Quando sadio, funciona como um radar psíquico, percebendo energias ou presenças espirituais no ambiente. Quando em desequilíbrio, podem ser desencadeados distúrbios alimentares, ansiedade, enjôo, impaciência e falta de autocontrole.

Para harmonizar este chákra, você pode utilizar uma pedra amarela de citrino (carregando-a no bolso ou a utilizando como jóia), introduzir mais objetos de cor amarela no seu lar, que te tragam sensação de paz e equilíbrio, e adicionar limão na sua água. Assim como também pode procurar por terapias alternativas, tais como Reiki, Theta Healing, Terapias Holísticas, Yoga, Cones Hindus, entre diversos outros.


4) Chákra Cardíaco, ou Anahata Chakra


Cor: Verde

Mantra: YAM

Elemento: Ar

Representado por uma Flor de Lótus de 12 pétalas.

Situa-se na região do meio do peito, especificamente no centro do tórax.


É o responsável pela energização do sistema cardíaco-respiratório e pelo timo, que é responsável pelo sistema imunológico. Considerado o grande canal da movimentação dos sentimentos e emoções, é o mais afetado pelo desequilíbrio emocional. É o centro do sistema energético do indivíduo, pois relaciona os três chákras inferiores com os chákras superiores, e a sua função é a união pelo amor. A fraternidade, o amor, a compreensão, a solidariedade, o perdão, a esperança, a confiança nos outros são as qualidades relacionadas a este chákra. Vale ressaltar aqui que, mesmo que você seja muito amoroso e disponível para os outros, se esse ato não estiver ligado à sua fonte de amor, ou seja, se esse ato não vier “do coração”, o seu chakra cardíaco não estará dispondo sua real energia para suas ações.

Quando em equilíbrio, suas principais características se resumem em autoconfiança, segurança, amor próprio, conexão com o próximo, compaixão. Em desequilíbrio pode causar uma sensação de vazio, rejeição, descontrole das emoções, angústia, irritação e pontadas no peito.

Para harmonizar este chákra, você pode utilizar uma pedra verde, como o Jade (carregando-a no bolso ou a utilizando como jóia) ou até um Quartzo Rosa, energizar seu lar com plantas verdes e ornamentos com esta cor, que te tragam sensação de paz e equilíbrio, também alimentar-se mais de folhas e vegetais desta cor. Assim como também pode procurar por terapias alternativas, tais como Reiki, Theta Healing, Terapias Holísticas, Yoga, Cones Hindus, entre diversos outros.


5) Chákra Laríngeo, ou Vishuddha Chakra


Cor: Azul

Mantra: HAM

Elemento: Éter

Representado por uma Flor de Lótus de 16 pétalas.

Situa-se na região da garganta.


Vishuddha em sânscrito significa “o purificador do sangue” e simboliza exatamente o que ele representa. Sua ação está diretamente ligada ao poder de usar a palavra, de transmitir e expressar as ideias e emoções. Esse chákra está diretamente ligado à comunicação, à expressão verbal, à criatividade no sentido de saber expressar-se, do uso da palavra. Tem a função de purificar o que recebemos antes de emitir, ou seja, as energias são purificadas antes de serem emanadas. Ele funciona como ponte para o mundo espiritual. É considerado o portão para a alta consciência e para a purificação. Quando trabalhamos para desenvolvê-lo entramos em comunicação com nossa essência superior. Está ligado às glândulas da tireóide e paratireóide. Fisicamente, rege o pescoço, a garganta, amígdalas, laringe, cordas vocais, esôfago.

Quando em equilíbrio, este chakra nos permite uma melhor forma de se comunicar, e entende-se por comunicação o ato não só de falar com outras pessoas, mas também de compreender e conversar consigo mesmo, com o seu Eu. Assim, o autoconhecimento torna-se maior, o que possibilita nossa evolução espiritual e o conhecimento aprofundado das nossas responsabilidades no mundo. Quando em desequilíbrio pode gerar dificuldade de comunicação e expressão, ansiedade, sensação de vazio, gagueira, problemas respiratórios, vertigem, fadiga, laringite, dor de garganta, tosse.

Para harmonizar este chákra, você pode utilizar uma pedra azul, como o Topázio, a Sodalita, ou Lápis-Lázuli (carregando-a no bolso ou a utilizando como jóia), inserir na sua alimentação o mirtilo, e, se tiver a oportunidade, se conectar com o oceano ou rios e lagos. Assim como também pode procurar por terapias alternativas, tais como Reiki, Theta Healing, Terapias Holísticas, Yoga, Cones Hindus, entre diversos outros.


6) Chákra Frontal, Chákra do Terceiro olho, ou Ajna Chakra


Cor: Azul índigo e Roxo

Mantra: KSHAM, ou OM

Elemento: Todos os elementos (terra, água, fogo, ar e éter)

Representado por uma Flor de Lótus de apenas 2 pétalas.

Situa-se na frente do plexo pineal, região situada no meio da testa.


O Chákra Frontal é tido como a porta da alma. Uma vez que os olhos enxergam o que é físico, o terceiro olho enxerga o que os olhos não veem. Trata-se da porta da intuição, da imaginação, do conhecimento e da percepção. Ele está ligado à glândula pituitária (a hipófise), que é responsável pela segregação da endorfina. Fisicamente, ele rege olhos e crânio.

Com esse chákra em equilíbrio, a comunicação com o divino ou seu próprio ser se fortalece e o conhecimento se amplia sem limites. A consciência reina de tal forma que o indivíduo, até no estado de sono, fica consciente. O sentimento da dualidade – Eu e Tu começa desaparecer. Em desequilíbrio, causa má distribuição de energia gerando constantes dores de cabeça, insônia, visão temporariamente desfocada, irritação nas mucosas do nariz, ilusões, excesso de visualizações negativas, excesso de pensamentos, ideias que se acumulam e não são colocadas em prática, desorganização, falta de foco. Fisicamente, a pessoa pode sofrer com sinusite, que é a somatização dessa congestão mental.

Para harmonizar este chákra, você pode utilizar um cristal azul índigo ou lilás, como a Ametista (carregando-a no bolso ou a utilizando como jóia), usar óleo essencial de lavanda, e também, muito importante, A meditação é uma ótima forma de esvaziar a cabeça e limpar o chákra frontal. Assim como também pode procurar por terapias alternativas, tais como Reiki, Theta Healing, Terapias Holísticas, Yoga, Cones Hindus, entre diversos outros.


7) Chákra Coronário, ou Sahashara Chakra


Cor: Lilás e Branco

Mantra: Não há um mantra associado a este chákra. Porém, algumas filosofias associam o mantra do chákra do terceiro olho, OM, ao chákra coronário. E também é possível considerar como o equivalente de mantra o som leve e quase imperceptível da expiração, HA

Elemento: Todos os elementos (terra, água, fogo, ar e éter)

Representado por uma Flor de Lótus de mil pétalas.

Situa-se no topo da cabeça, como uma coroa.


É o portal da espiritualidade, é por onde nos ligamos ao universo. Por meio dele conseguimos identificar o caminho de evolução do nosso espírito, encontramos o entendimento de que somos muito mais do que nossa presença física terrestre, nosso verdadeiro “eu” transcende muitos outros mundos e faz parte de uma verdade Universal. Ele está ligado à glândula pineal, que é responsável pela produção de melatonina. Fisicamente, rege o cérebro.

Em equilíbrio, o indivíduo possui consciência, sabedoria, espiritualidade, imaginação. Quando está saudável, ativamos toda nossa sensibilidade e vivemos alinhados ao nosso propósito, com saúde, felicidade e muita disposição. É uma pessoa com características bastante voltadas para o seu lado sensível, artístico, espiritual. Quando em desequilíbrio a pessoa pode apresentar tendência a ideias suicidas, depressão, sensação de vazio, confusão mental, ceticismo, desconexão com a espiritualidade e o Universo.

Para harmonizar este chákra, você pode utilizar um cristal de Quartzo Branco, ou Ametista (carregando-a no bolso ou a utilizando como jóia), adicionar figos na dieta, adornar seu espaço com violetas. Assim como também pode procurar por terapias alternativas, tais como Reiki, Theta Healing, Terapias Holísticas, Yoga, Cones Hindus, entre diversos outros.


Agora que você já está familiarizado com os principais chákras, pode realizar seu trabalho de auto-observação, manter-se atento aos sinais que seu corpo e mente lhe enviam, para se conhecer cada vez mais profundamente. Este trabalho do autoconhecimento exige dedicação, esforço e vontade e, quando há equilíbrio entre corpo, mente e espírito, conseguimos dedicar mais energia e atenção às coisas exteriores e podemos nos conectar mais profundamente com outras pessoas e seres.

Dentre as diversas formas de cura que citamos aqui, você pode escolher a que melhor funciona para você, pois, o que realmente importa é a intenção dos feitos.

Perceba suas ações, se responsabilize por suas emoções e sintonize suas vibrações. Namastê!

INSTITUCIONAL

SUPORTE

CONTATO

taiart@taiart.com.br

(51) 3311 5410

(48) 3254 4034

FORMAS DE PAGAMENTO

Show More
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook

TAIART COMERCIO VAREJISTAS DE ARTIGOS DE ARTES LTDA 

CNPJ: 21.443.683/0001-21

RUA PREFEITO JOÃO ORESTES DE ARAUJO , 246 ( sala 5, 6 e 7)  | Garopaba (SC) e Porto Alegre (RS)

© 2020 por equipe Taiart