Buscar

Mudras e a Cura Através das Mãos


Ao longo da história, as culturas orientais viram que era possível utilizar as mãos como poderosas ferramentas de cura, uma vez que são grandes receptores e distribuidores de energia - tanto física, quanto cósmica. Assim, os chamados Mudras fazem parte da história e da cultura da Índia desde os seus primeiros registros, e suas principais funções são o de auxiliar o indivíduo a sintonizar com as vibrações do Universo. Na medida que são praticados, nossos corpos tornam-se um microcosmo daquele aspecto do universo que cada mudra reproduz. No ato de meditação, o gesto das mãos faz com que seu corpo e mente abram-se para Deus, para a energia cósmica, ou como prefira se referir às forças superiores - e quando existe uma ligação profunda com o divino, as energias positivas sobre você e pessoas ao seu redor são sempre potencializadas.

Os mudras são utilizados com a finalidade de promover a autocura, de enfermidades do corpo, mente e espírito, sendo muito capazes de aumentar as capacidades cognitivas de quem os praticam. Estes gestos nada mais são do que posturas das mãos e dedos, que acompanham os atos de meditação (ou de um momento especial de atenção, respiração e concentração). Assim, o corpo geralmente fica parado com pernas cruzadas, sentado numa cadeira sem encostas as costas e pés no chão, deitado de barriga para cima, ou em posição de Flor de Lótus (sentado de pernas cruzadas com cada um pé sobre a perna oposta). Quando paramos para pensar no motivo especial para estas posturas serem feitas com mãos e dedos, temos que levar em conta o hinduísmo e o budismo. Para estas filosofias, as mãos são grandes condutores de energias para a limpeza energética, cura espiritual, renovação do corpo e ativação de chákras (saiba mais sobre Chákras aqui). Assim, apenas uma posição pode fazer milagres.

A mão esquerda se associa ao lado feminino do corpo, da lua, da noite, do negativo, o nosso Yin. E a mão direita se associa ao lado masculino do corpo, do sol, do dia, do positivo, o nosso Yang. Então, os mudras se estruturam em perfeita harmonia yin-yang, uma vez que, neste princípio da dualidade, o positivo não vive sem o negativo, e vice e versa. Os dedos médios são pontos positivos, tanto em homens quanto em mulheres, por isso é que os mudras com estes dedos são muito utilizados, pois ele simboliza forte energia e a igualdade entre todos que o fazem. Já o polegar está diretamente associado à mente, assim, a prática dos primeiros mudras geralmente são efetuados com os polegares, para que a mente se acostume com as práticas de meditação e não se canse de maneira rápida com o processo.


Segundo a medicina oriental, as mãos relacionam os cinco elementos da natureza, cada um representado por um dedo:


Dedo mínimo: água - conecta-se com o chákra sacral

Dedo anelar: terra - conecta-se com o chákra básico

Dedo médio: éter - conecta-se com o chákra laríngeo

Dedo indicador: ar - conecta-se com o chákra cardíaco

Dedo polegar: fogo - conecta-se com o chákra do plexo solar


Assim como na meditação, para praticar os mudras é essencial estar em um local tranquilo, onde não será interrompido e, se possível, sem muitos ruídos externos. Também é importante alongar os dedos, uma vez que cada posição de mãos e dedos deve ser feita durante alguns minutos, sendo importante respeitar o tempo de cada posição para que haja um resultado eficaz. Alongue seus dedos colocando suas mãos em frente ao corpo com as palmas viradas para o chão, feche e abra um dedo por vez e depois todos ao mesmo tempo, sentido o alongamento aquecer - faça o exercício por aproximadamente um minuto.


Abaixo, conheça os principais mudras.


Mudra da Oração - Atmanjali Mudra


Prática: Junte as mãos uma à outra em frente ao chákra cardíaco, deixe uma pequena cavidade entre as palmas das suas mãos. Pratique a qualquer hora.


Benefício: Ativa e harmoniza os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, os lados feminino e masculino, emoção e razão, lua e sol, yin-yang. Isso reforça a meditação, a oração, a reza à divindade, o cumprimento de um desejo do seu coração. Com este gesto, você também expressa seu respeito e gratidão, pelo próximo ou pelos seres superiores.




Mudra do Conhecimento - Jnana Mudra


Prática: A ponta do dedo indicador toca a ponta do polegar, enquanto os outros dedos permanecem retos. Pratique a qualquer hora, em pé, deitado ou sentado, com ambas as mãos (uma em cima de cada joelho respectivo).


Benefício: Esta é a postura da sabedoria, aciona o conhecimento intuitivo, estimula a glândula pituitária e glândulas endócrinas. Aumenta a memória, previne a insônia, e pode melhorar o humor e trazer clareza. Equilibra os dois hemisférios cerebrais e acalma o sistema nervoso. Também muito utilizado nas práticas de meditações.




Mudra da Vida - Prana Mudra


Prática: Os dedos anelar e mínimo dobram-se encontram o polegar. Enquanto médio e indicador se encostam e apontam para o céu. Pratique a qualquer hora.


Benefício: Esta posição melhora e aumenta a força da vida, ajudando a fortalecer a mente, o corpo e o espírito. Promove a tomada de decisões, melhorando a motivação e, assim, reduzindo fadiga.




Mudra da Água - Varuna Mudra


Prática: A ponta do dedo mínimo toca o polegar, enquanto os outros dedos permanecem em linha reta. Pratique 15 minutos três vezes por dia.


Benefícios: Ajuda a equilibrar a emoção, ajuda a reter água, ajuda a aliviar a prisão de ventre e cólicas, e também pode ajudar a regular os ciclos menstruais e condições hormonais.





Mudra da Terra - Prithvi Mudra


Prática: A ponta do dedo anelar toca o polegar, enquanto os outros dedos permanecem em linha reta para cima. Pratique a qualquer hora.


Benefícios: Reduz deficiências físicas e espirituais, pode aumentar a força da vida, pode ajudar a limpar a pele, e promover a funcionalidade do corpo.





Mudra do Sol - Surya Mudra


Prática: O dedo polegar segura o dedo anelar, enquanto médio e indicador se encostam e, assim como o mínimo, apontam para o céu. Atente-se para não confundir com a postura do Mudra da Terra.


Benefícios: Esta posição é ideal para quem quer reduzir o peso e o apetite fora de hora. Ela estimula a digestão e é também eficaz contra o estresse e ansiedade.




Mudra do Vazio - Shunya Mudra


Prática: O polegar pressiona o dedo médio para baixo, enquanto os outros três apontam para o céu. Pratique de 4 a 5 minutos. Para dores de ouvido, pratique de 40 a 60 minutos por dia.


Benefício: Esta postura auxilia no desempenho físico, diminuindo a fadiga. Auxilia na concentração, entendimento e também autoconfiança. Além disso, é muito eficaz contra as dores de ouvido.




Mudra do Ar - Vayu Mudra


Prática: Enquanto mínimo, anular e médio se encostam e apontam para cima, polegar mantém-se em frente ao indicador, pressionando-o para baixo.


Benefícios: Essa posição é poderosa para os mais ansiosos. Ela acalma a mente agitada e a voz tensa, além de ser bastante eficaz contra o estresse e na redução da impaciência e indecisão.




Mudra da Integração - Mandala Mudra


Prática: Repouse os quatro dedos da mão direita sobre os da mão esquerda. Una os polegares formando um círculo. Descanse os braços em cima das pernas. Pratique sempre que sentir necessidade de meditar ou se conectar com a energia cósmica.


Benefícios: Facilita a experiência de integração com todo o Universo. Muito utilizado em práticas de meditação.




Mudra da Flor de Lótus - Padma Mudra


Prática: Junte a base dos punhos, pontas dos polegares e dedos mínimos, e abra os outros dedos.


Benefícios: Postura da Flor de Lótus. Abre o coração sutil, diminui a carga de tensão sobre o coração físico e favorece na expansão da caixa torácica.






Mudra da Harmonia - Matangi Mudra


Prática: Entrelace todos os dedos, estique e una os dedos médios em frente ao plexo solar - região ligeiramente acima do umbigo - com a base dos pulsos no corpo e os dedos médios apontando para frente.


Benefícios: Energiza a área do plexo solar (que está associado a força de vontade, autoconfiança, instinto de sobrevivência, determinação e capacidade para aprender) e apresenta melhora na auto-estima.




Mudra do Equilíbrio da Glândula Pituitária - Kini Mudra


Prática: Apenas encoste as pontas de todos os dedos, cada um com o seu equivalente da mão oposta.


Benefícios: Facilita um estado de equilíbrio da glândula pituitária que consequentemente regula todo o sistema endócrino, melhorando a saúde e bem estar físico e emocional.





Mudra do Auto Fortalecimento - Uttarbodhi Mudra


Prática: Entrelace os dedos para fora, estique os indicadores para cima e os polegares para baixo, colocando-os em frente ao chákra cardíaco.


Benefícios: Esta é a postura do auto fortalecimento. Ativa a glândula timo (a chave da imunidade e da energia vital), aumenta a auto-estima, promovendo a saúde do sistema imunológico.




Mudra da Digestão - Apana Mudra


Prática: O polegar toca os dedos médio e anelar, enquanto os outros mantém-se na posição original.


Benefícios: Esta é a postura da digestão. Estimula e facilita a finalização do processo de digestão, fazendo com que as energias fluam melhor pelo corpo.






Mudra do Caranguejo - Karkata Mudra


Prática: Entrelace todos os dedos das mãos e posicione em frente chakra cardíaco.


Benefícios: Gesto do equilíbrio Sexual. Harmoniza o chákra sacral, equilibra o sistema glandular e melhora a concentração.





Aconselha-se praticar poucos mudras por vez. Escolha até três, e faça-os sempre que possível, nas mesmas horas e durante alguns dias. Quanto mais tempo praticá-los, mais rapidamente sentirá seus efeitos. Os efeitos da prática são percebidos após algum tempo de prática, podendo ser percebidos logo em seguida ou algum tempo depois.

Os sintomas de efeito são geralmente o calor, a eliminação do mal estar, um melhor estado emocional (maior tranquilidade e estabilidade) e, com isso, aumento de clareza mental. Lembre-se que cada ser é um microcosmo único, por isso, o tempo para o efeito ser sentido e os sintomas terão resultados de característica individual.


A constância é a chave do sucesso, acredite no poder de suas mãos.

Namastê!


INSTITUCIONAL

SUPORTE

CONTATO

taiart@taiart.com.br

(51) 3311 5410

(48) 3254 4034

FORMAS DE PAGAMENTO

Show More
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook

TAIART COMERCIO VAREJISTAS DE ARTIGOS DE ARTES LTDA 

CNPJ: 21.443.683/0001-21

RUA PREFEITO JOÃO ORESTES DE ARAUJO , 246 ( sala 5, 6 e 7)  | Garopaba (SC) e Porto Alegre (RS)

© 2020 por equipe Taiart