Buscar

A Flor de Lótus e Sua Simbologia Sagrada

Atualizado: 29 de Mar de 2019


A Flor de Lótus é uma planta aquática de água doce nativa da Ásia, vivendo a pouca profundidade da superfície. Ela é conhecida por ser uma linda flor que nasce do lodo: possui suas raízes abaixo da água, e, ao brotar, a flor é sustentada acima da água, abrindo-se em um espetáculo de rica beleza. Um fato interessante é que, ao anoitecer, suas pétalas se fecham, a flor mergulha na água e permanece submergida até o amanhecer. Com os primeiros raios de sol, a flor reaparece sobre a superfície e abre as suas pétalas novamente.


O simbolismo da Flor de Lótus está exatamente na capacidade da planta atravessar a lama para dar origem a flor e, por isso, está muito ligada à espiritualidade. Ela ganhou a conotação de flor sagrada no budismo e no hinduísmo por sua formação física se assemelhar à evolução espiritual humana: uma flor que nasce do lodo, se transformando em algo tão belo, limpo e puro, e, ainda, de base forte. Na cultura oriental e egípcia, a Flor de Lótus simboliza o nascimento divino e espiritual, a pureza, a evolução e a ressurreição. Para muitos, esta planta representa a pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais do homem no mundo terrestre, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz e calor é a promessa de pureza e elevação espiritual.


"Existe uma bela história indiana para a simbologia da flor de lótus. A lenda conta que um dia quatro irmãos estavam sentados à beira de uma árvore a conversar, eram eles o Fogo, a Terra, a Água e o Ar. Como estavam sempre muito ocupados em seus ofícios, raros eram os momentos em que podiam estar juntos, pois precisavam cumprir a lei divina. Todos eles estavam, entretanto, contentes por servir à criação e contribuir com a vida.

Eles lembraram-se do quanto os homens estavam sendo ingratos, por não valorizarem a vida. Mas, ao invés de puni-los, decidiram deixar ao planeta uma recordação deste encontro, algo que trouxesse a essência da contribuição de cada elemento para a harmonia do mundo. Eles olharam para o lago e decidiram conceber uma planta que tinha suas raízes fixas à terra, que crescem em meio à agua e chega à plenitude no ar.  A terra ofereceu o melhor de si para alimentar as raízes. A água colaborou fornecendo a linfa necessária para o crescimento da haste. O vento foi essencial para atrair a brisa à planta, atraindo a flor para superfície e limpando-a. O fogo finalizou oferecendo o calor do sol, que alimenta e desabrocha a flor. Cada um colaborou com cada detalhe dessa bela criação, deixando à humanidade uma lembrança pura da criação e perfeição que o homem pode alcançar." Fonte: wemystic.com.br


A ideologia da Flor de Lótus nos ensina que, por mais difíceis e escuros sejam os momentos que se passe, a força que existe encontra-se dentro de nós, e nós possuímos a força necessária para enfrentar os momentos de escuridão. E, assim, sairemos ainda mais fortes e vigorosos.

Namastê!




INSTITUCIONAL

SUPORTE

CONTATO

taiart@taiart.com.br

(51) 3311 5410

(48) 3254 4034

FORMAS DE PAGAMENTO

Show More
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook

TAIART COMERCIO VAREJISTAS DE ARTIGOS DE ARTES LTDA 

CNPJ: 21.443.683/0001-21

RUA PREFEITO JOÃO ORESTES DE ARAUJO , 246 ( sala 5, 6 e 7)  | Garopaba (SC) e Porto Alegre (RS)

© 2020 por equipe Taiart